Palavras-chave: como encontrar as palavras que definem seu conteúdo?

Atualizado: Jun 13


Hoje quero que você pense sobre as palavras-chave do seu conteúdo. Então, sabe aquela brincadeira de encontrar palavras com as iniciais do seu nome? Eu quero que você brinque comigo.


Ai que brincadeira da 5ª série isso!


Eu concordo, é bem 5ª série separar palavras que combinam com as iniciais do seu nome. Mas você já tentou brincar disso HOJE? Menine, é uma outra brincadeira.


Quais palavras-chave te definem?


Essa realmente parece uma brincadeira boba, mas hoje o grande lance do Marketing é fazer com que as pessoas se CONECTEM com sua marca. E não temos como negar que pessoas se conectam com pessoas. Portanto, se você é quem está por trás da sua marca, seria bem legal você deixar transparecer algumas das suas características.


Não estou falando que você tem que necessariamente mostrar seu rosto. Você pode mostrar um pouco do seu jeito através da forma que escreve, das cores que escolheu para a marca ou até mesmo pelo tipo de humor que usa nas suas publicações.


Existem muitas formas de deixar sua marca transparecer um pouco de você. Como estamos buscando palavras-chave que representam o conteúdo da sua marca, acho legal a gente voltar um pouquinho pro parquinho e pensarmos antes quais palavras combinam com VOCÊ.


Quanto mais você se conhece, mais consegue colocar pra jogo características que te representam e permitem que a sua marca ganhe personalidade. Com isso, ela também ganha o poder de gerar identificação com as pessoas que consomem seu conteúdo.


Agora sim, quais palavras-chave definem seu conteúdo?


Hoje a gente não quer mais qualquer palavra associada ao nosso nome. Queremos palavras-chave que nos representem, que compactuem com nossos valores e mostrem a mudança que queremos para o mundo. Certo?


E quando se trata de criar conteúdo, aplicamos a mesma lógica.


Não queremos sair por aí falando de tudo e qualquer coisa - mesmo porque não temos nem tempo pra isso, meu bem. Queremos criar conteúdo com o objetivo de mostrar nosso trabalho e afirmar nossa marca, ou seja, ter autoridade e ganhar visibilidade.


É por isso que eu sugiro que você seja o adulto brincando do jogo da 5ª série. 🙂


Esse exercício vai nortear sua criação de conteúdo ao te ajudar a definir quais os assuntos que você considera pertinente para a sua marca e que combinam com seu jeito de se comunicar.


Vamos brincar.


Vamos então escolher quais as palavras-chave do seu conteúdo. Escolha um lugar confortável, sente-se e anote:

  1. Quais palavras fazem sentido para o seu NICHO? Exemplo: Se eu sou fotógrafa, as palavras podem ser estilo, ensaios, dicas, edição.

  2. Quais palavras representam as maiores DÚVIDAS do seu público? Exemplo: Na fotografia, a maioria das dúvidas são sobre os ensaios, edição, equipamento e serviços.

  3. Por fim, quais palavras representam o que VOCÊ quer falar? Exemplo: Quando falo de fotografia gosto de falar sobre memória, sobre história e olhar.

Anotou tudinho?


Agora sai riscando e excluindo as repetidas, repense algumas outras e chegue por fim em uma lista enxuta de palavras.


No meu exemplo, a lista ficaria assim: ensaios, dicas, edição, serviços, memória e olhar/estilo.


Olhe para a lista e pense: com essas palavras você consegue criar assuntos para explicar sua marca, seus produtos/serviços, ajudar seu público e permitir que eles te conheçam?


Então parabéns, você encontrou as palavras-chave do seu conteúdo! Elas serão o mapa do seu tesouro, mantenha-as em mente quando for compartilhar e criar conteúdo, ok? E se precisar de ajuda nesse processo, pode nos chamar. ;)

11 visualizações0 comentário