540591326674335 Autoridade: o que todo empreendedor precisa saber sobre ela
top of page

Autoridade: o que todo empreendedor precisa saber sobre ela

V

Você já pensou sobre a autoridade por trás do seu conteúdo?


Dias atrás, em uma conversa sobre conteúdo com uma cliente, ela disse “eu não gosto de falar isso, mas eu acho que assim eu vou aumentando a minha ‘autoridade’”. Assim mesmo, entre aspas. 


Claramente ela não via com bons olhos essa palavra. Pensando bem, quem pode culpá-la?


Atualmente tudo o que vemos na internet é como as pessoas crescem profissionalmente muito rápido: lucram do dia pra noite sentados no conforto da sua casa e constroem impérios digitais do zero - tudo isso por serem uma “autoridade” em determinado assunto.


Eu hein, deusmelivre… ou quem me dera?


Nesse processo de ajudar pessoas a se posicionarem na internet, esbarrei muitas vezes na ideia de criar autoridade.


No entanto, confesso que quando se trata de ajudar clientes a enxergarem o potencial dentro do seu próprio conteúdo é consideravelmente mais fácil do que quando tenho que pensar na minha própria autoridade.


Minha história com comunicação


Da mesma maneira que minha cliente, a princípio "ser uma autoridade" nunca foi uma ideia que me agradou muito. Assim fica fácil perceber portanto que esse ponto em particular foi muito difícil pra mim.


Quer dizer, eu quero ensinar sobre marketing, um braço da publicidade, sendo que eu vim da Sociologia, uma área que poucos realmente sabem o que é. Sem a formação "requerida" por trás da minha fala, como eu ia ganhar autoridade nesse assunto? Mesmo tendo feito inúmeros cursos e praticado a comunicação em diversas formas diferentes… Como eu poderia ser uma autoridade vindo da Sociologia?


A verdade é que eu não sei, nunca soube até… pouco tempo atrás.


Foi nessa conversa que eu percebi que preciso resignificar o que é autoridade pra mim.


O que é autoridade


Segundo o dicionário, essa palavra possui alguns significados distintos, então vou ressaltar os dois que mais fazem sentido para nós nesse texto:


"Quem possui muito conhecimento em determinada área/assunto: ela é uma autoridade em genética;  Que adiciona força para convencer: o professor adicionou autoridade à palestra." (dicio.com.br)


Diante dessas descrições, vejo que autoridade não é algo que eu consigo assumir sozinha. Não é um título que eu coloco no currículo e pronto.


Autoridade tem que ser reconhecida, logo, depende do outro enxergar todo o conhecimento que eu tenho naquele determinado assunto. É preciso que o outro veja que eu sei.


Aí está a chave: eu preciso que o outro veja, para isso eu tenho que ver e eu tenho que mostrar.


Não tenha medo de compartilhar o que sabe


Na conversa, eu me dei conta que autoridade pode sim ser construída de dentro pra fora.


Porque eu preciso ganhar a minha própria confiança em falar sobre esse assunto de forma clara e convincente, de uma forma segura.


Portanto, é preciso que eu leia, estude e conheça muito sobre um assunto para que me sinta capaz de falar sobre ele com segurança.


E então, quando conseguir essa segurança, vou conseguir transmitir minha mensagem e uma imagem de que eu sei o suficiente sobre aquilo para enfim ser reconhecida como uma autoridade no assunto.


Com isso em mente eu sinto uma motivação diferente para estudar, conhecer e compartilhar. Afinal eu sei que não é do dia pra noite que vou conseguir ler e saber tudo.


É por isso que vou aos poucos, lendo aqui, contando histórias ali… Só para, quando chegar o momento, poder olhar pra trás e pensar: “Menine! Olha o quanto já vi sobre isso... Mas ainda é tão pouco.”


Ei, será mesmo que essa tal de autoridade é o objetivo final? Está parecendo que é só o começo de uma longa jornada...


O que todo empreendedor precisa saber


A verdade é que todo empreendedor busca ser uma autoridade em determinado assunto. Afinal, ele quer ser reconhecido por aquilo que faz, quer vender seu peixe, ajudar pessoas com seu trabalho.


Foi pensando no mundo empreendedor que quis compartilhar essa minha reflexão.


Não é fácil colocar a cara nos stories, nos vídeos ou até transparecer nas legendas e textos pela internet. Mas quanto antes percebermos que essas ações podem nos transformar, desenvolver nossa comunicação e nos dar segurança... Aí, quem sabe, vamos conseguir de forma orgânica e autêntica o que muitos buscam por aí: a tal da autoridade. 

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page