540591326674335 A palavra do ano foi...
top of page

A palavra do ano foi...


Como você já deve saber, o trabalho na Palombina é ajudar as pessoas a produzirem conteúdo. Só que no meio de todo o carinho e a motivação aos nossos clientes, as vezes nos encontramos como uma pessoa comum consumindo um conteúdo, sem nenhum olhar profissional. Quando isso acontece, eu sei que o trabalho foi bem feito - para ambos os lados.


Estou dizendo isso porque recentemente estava revisando o texto da Nayara Oliveira Coach quando me vi diretamente no fim do texto. Me perdi nas palavras e esqueci de continuar com o olhar técnico, apenas me encontrei no final do texto anotando na agenda uma data específica para fazer a retrospectiva, conforme ela ensina no texto.


Bom, se é para rever tudo o que a Palombina construiu nesse ano, quero fazer da forma certa: produzindo conteúdo. Então pronto, concluído o 1º passo, já tiramos um tempo para fazer com calma essa análise de 2019. A partir de agora vamos juntos nessa retrospectiva, ok?


2019 em tópicos


O 2º passo é a revisão. Então fui lá no @heypalombina e comecei a rever todos os posts do ano, todos os stories arquivados... Uau, quanta coisa aconteceu! Para não ficar extenso, vou listar as 10 coisas mais marcantes de 2019:

  • 1. Estreamos o IGTV

Era uma questão de tempo até realmente começar a produzir vídeos para o IGTV, mas o que eu não sabia era que a gente ia pegar gosto pela coisa. Mesmo porque já existia o canal no Youtube, mas nesse ano percebi que talvez o Youtube não seja para a Palombina no momento. Quem sabe mais pra frente, outro formato. No momento, estamos com projetos lindos no IGTV!

  • 2. Eventos em São paulo

Apesar de serem participações tímidas, percebi que participar e engajar com eventos na capital faz sentido para nós. Lá é onde tudo acontece, em outro ritmo e intensidade diferente, mas acontece. E os eventos que participamos ajudaram a fazer com que esse ano fosse tão transformador. Não é questão de mudar por fora e sim por dentro. Nesse post expliquei um pouco de quando a chave do empreendedorismo realmente se ligou na minha cabeça.

  • 3. Desafio de stories

No começo do ano eu fiz um desafio que deu errado e deu certo ao mesmo tempo. Deu errado porque não teve coro, as pessoas não participaram do jeito que imaginava. Por outro lado, esse foi um desafio verdadeiro pra mim, pois quem tinha grande dificuldade de aparecer nos stories era eu mesma! Com o objetivo de superar isso e botar a cara nos stories, eu me comprometi a aparecer mais. E ao longo do ano fui aparecendo cada vez com mais frequência, menos vergonha e mais desenvoltura... Hoje já consigo gravar stories em um tempo bem menor e com uma fala bem mais objetiva. Viu só? Deu certo! Ainda tem muito pra melhorar, mas vamos aos poucos.

  • 4. Encontro com elas

O primeiro evento da Palombina de 2019 foi melhor do que esperava. Começou com uma ideia simples de networking sincero (aquele que você quer apresentar uma amiga para a outra) e terminou como um evento que gostaríamos de fazer anualmente. Ou seja, aguarde 2020.

  • 5. Mentoria Ana Le Bear

Eu não posso deixar de comentar sobre a mentoria pela qual eu passei com a Ana Le Bear. Mesmo que ela tenha sido individual e só eu, Ana, tenha feito, com certeza ela refletiu em todo o trabalho da Palombina.

  • 6. Os serviços amadureceram

Aqui está um dos grandes efeitos da mentoria. Nossos serviços passaram por ajustes, criaram novas bases e amadureceram. Hoje trabalhamos com 3 serviços bem focados e ainda temos uma surpresa aguardando 2020.

  • 7. A equipe cresceu

Essa foi com certeza uma das maiores conquistas de 2019. Para conseguir aumentar a equipe tem alguns checks necessários que precisam ser dados (faturamento, princípios de liderança, responsabilidades, organização de tarefas) e conseguir todos eles foi um processo e tanto. Eu bem sei que o processo continua, mas essa foi uma conquista e tanto, hein 2019?

  • 8. Reuniões diferentes

É comum me escutarem falar que a Palombina é uma empresa totalmente online e que muitas das nossas reuniões acontecem assim. Só que muitas reuniões são mais produtivas se forem feitas presencialmente, então bolamos uma parceria com as cafeterias da cidade. Assim, uma vez a cada 2 meses "montamos acampamento" em uma cafeteria e fazemos todas as reuniões em um único lugar. Assim os clientes podem conhecer novos lugares para frequentar, a cafeteria ganha potenciais clientes e nós economizamos na viagem de um lugar pra outro! Que em 2020 essas parcerias permaneçam!

  • 9. 1 ano de Palombina

Em agosto nós completamos 1 ano! E se agora já fico emotiva na retrospectiva, imagina nesse post que falo do primeiro ano da empresa?

  • 10. Ação cartas pelo correio

Vale relembrar de algo que aconteceu semana passada? Rs. Eu não poderia deixar de lado essa ação das cartas. Poder entregar por correio uma mensagem que fizemos em equipe e para inspirar outras pessoas foi muito especial pra mim, tanto pessoal quanto profissionalmente.


E então, como foi?


Com certeza vejo uma Palombina diferente no começo do ano e agora. Vejo uma empresa mais madura, mais consciente e com um pouco mais de estrutura para algumas coisas. Ainda temos muito o que melhorar, é claro, mas ao olhar para 2019 eu vejo que algumas metas foram cumpridas.


A maior meta era fortalecimento. Era estabelecer Palombina como o nome de uma empresa e desvinculá-la de um projeto freelance. Tudo que aconteceu durante o ano foram consequências dessa meta, pois meu objetivo sempre foi melhorar a empresa e eu sabia que ia dar trabalho e levar tempo. E conseguimos.


Houveram também outras metas que se intrometeram no meio ao longo do ano, mas nenhuma teve o sucesso e o gosto de conquista como essa. Principalmente porque o fortalecimento da empresa não era apenas sobre faturamento, sucesso ou fama.


Eu precisava mostrar pra mim mesma que valia a pena acreditar na minha ideia. Precisava mostrar pra mim que a Palombina era uma forma de inspirar e ajudar as pessoas a se comunicarem do seu jeito.


Foi então que encontrei isso:


"Eu vou fortalecer a Palombina e ela vai chegar mais forte para auxiliar essa e mais empresas. Porque eu acredito na mensagem que ela passa e vejo caminho.

Ana, vamos juntas?

Tem como você a Palombina se conectarem. Então vai que vai dar certo. Confia.

Porque tem muita gente que confia em você. Então confie!"


Escrevi isso em 21/12/2018. Eu não sabia como 2019 ia ser, não sabia o que esperar. Mas se desse para resumir meu 2019 em uma palavra ela seria: força.


Que palavra linda. Obrigada, 2019!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page