Produtividade x Prazo x Criatividade: Uma equação assombrosa


Vamos à um problema de produtividade.


Maria Joaquina vai sair de férias e precisa criar posts para alimentar suas redes sociais enquanto estiver fora. Ela posta no Instagram 1 vez por dia e ainda tem 3 dias de trabalho antes de sair de férias. Se faltam 8 dias para o Natal e sua cor preferida é amarelo, qual equação representa a relação entre "Produtividade", "Criatividade" e "Prazo" que Maria deve adotar para sair de férias tranquila?


Os 3 pilares dos empreendedores que criam conteúdo


Essas três palavras permeiam nosso trabalho diariamente. Se você é um empreendedorie, provavelmente também sente ecoar o poder dessas palavras na sua rotina.


E nos últimos tempos essas palavras nunca brigaram tanto por aqui.


Todo final de ano nós mantemos um planejamento rígido junto aos clientes, pois temos que produzir 3x mais, para dar conta das redes sociais de todes durante o período de recesso do final de ano. Apesar de ser uma correria, todo ano encerramos o ano com uma lição nova.


Em 2020 a lição que tivemos foi entre a relação produtividade, criatividade e prazo.


Prazo.


Quando alguma tarefa tem uma data limite para ser entregue ou período de tempo para acontecer. Muitas vezes o prazo envolve alguma dependência com uma ação subsequente ou até a responsabilidade com outras tarefas ou pessoas.


Criatividade.


Capacidade de criar, pensar e inovar em alternativas para solucionar um problema ou apresentar uma ideia ou ação. São chamados de criativos aqueles que possuem espírito livre, coração leve e sorriso fácil. Mas também o são aqueles que conhecem e estudam tanto que conseguem encontrar facilmente novos caminhos diante de um beco sem saída.


Produtividade.


Quando você tenta ao máximo fazer seu dia "render". Termo criado no meio da Revolução Industrial que nos acompanha até hoje, sofrendo pequenas alterações de contexto, mas quase nenhuma de significado nos fazendo crer até hoje que sempre mais é melhor.


Produtividade + Criatividade = Cumprimento do prazo


Sinto lhe dizer, mas essa equação nem sempre é verdadeira.


Quando produzimos posts em grande quantidade, costumamos diminuir a criatividade de cada post pois a data de entrega não nos permite ter tempo de criar com liberdade.


Cada profissional tem o seu próprio processo de criação. Eu gosto de fazer artes ouvindo música, gosto de buscar referências de lugares aleatórios e às vezes rascunhar no papel antes de trazer pro digital. É um processo que não é necessariamente lento, mas facilmente posso perder 2 horas em único post - depende bastante de cada caso.


Isso não significa que não podemos ser produtivos na criação, hein! Quantas noites fui dormir feliz porque consegui terminar um grid em 3 horas? Quantas vezes não impressionei outros (e até a mim mesma) ao fazer edições complicadas em apenas segundos? Isso é produtividade, meu bem.


Só que o problema é que quando somamos produtividade e cumprimento de prazo, as vezes perdemos criatividade. Quando somamos produtividade e criatividade, muitas vezes não cumprimos o prazo. E quando somamos criatividade e cumprimento de prazo, não entregamos muito em quantidade.


Viu como é difícil tentar equacionar tudo isso?


A gente aprendeu na marra mesmo


A nossa lição do ano de 2020 foi: devagar ainda é pra frente.


Portanto, ao invés de quebrar a cabeça criando a fórmula correta da criação, fomos planejando aos poucos, uma semana de cada vez, para cada um do time.


Como lidamos com pessoas criativas, cada um com seu processo, foi importante parar e analisar como esse processo acontecia com cada um. A partir daí planejamos afazeres que se encaixavam no contexto de cada um e assim seguimos por 2 meses, vencendo uma semana de cada vez.


No fim, saímos como sobreviventes da "Missão do fim do ano" - e de 2020. E se posso te passar alguma lição da experiência que tivemos, é essa: as vezes não precisamos de regra, equações ou métodos milagrosos. Às vezes só precisamos fazer o que precisa ser feito, dando o nosso melhor naquele momento.

4 visualizações0 comentário